terça-feira, 2 de setembro de 2008

Afinal, qual é o lugar da autoria na rede?

Por Fábio Oliveira Nunes*
>>>Evidentemente que nos apegamos naquilo que criamos: desvencilhar-se deste caráter paternal é um desafio, realmente! Desde que as fontes estejam claras (como pedem as licenças abertas), em alguns casos, poderemos nos render a criadores mais sagazes que nós, sentindo-nos até mesmo honrados, por que não?

A história da arte é uma constante de inúmeras releituras – o que nos torna apenas fiéis depositários de condições presentes.>>>
Leia mais>>>

Publicado no Cronópios 28/8/2008 23:42:00

(comentário) por Guto Maia
2/9/2008 01:39:16
Fábio, sempre pertinente essa discussão sobre autoria de obras na internet. Possivelmente, os "direitos" de criação passarão a ser pautados por uma nova Ética, que vem sendo escrita também "work in progress", através de fóruns e reflexões como a que você propõe. Como ainda não existem fórmulas que consigam normatizar a maioria das questões na internet, tudo parece acontecer sem diretrizes. Uma coisa é certa, a qualidade de tudo que se publica, vem melhorando profundamente, pois os céticos e resistentes à grande rede, até então, começam a aproximar-se, trazendo, com seu ceticismo, uma demanda por qualidade menos codificada. Ao mesmo tempo, eles descobrem que há vida inteligente na internet há muitos anos. Por outro lado, cada vez mais, os leigos digitais também têm acesso assegurado pela abertura dos códigos. Então, a seleção natural vai acontecendo como um rastilho de pólvora aceso. De toda discussão de alto nível, espera-se soluções idem. Talvez, o desapego possa vir a ser uma delas, e o grande privilegiado - o Conhecimento, e não a lei do mais esperto.
Abraço.

Fábio Oliveira Nunes*: Guto, excelente comentário!
Concordo completamente. Aliás, se pretendemos alcançar novos níveis de qualidade de conteúdos da rede não poderemos nos render ao medo da “lei do mais esperto”, esperando que as tramas da rede sejam lugares seguros algum dia.
Abraço!


Publicado no Cronópios 2/9/2008 01:39:16

*Fábio Oliveira Nunes(ou Fabio FON) É doutor em artes na ECA-USP, pesquisando sobre a arte em novos meios. É também mestre em multimeios na UNICAMP e bacharel em artes plásticas na UNESP. Atua como artista multimídia e webdesigner. É autor de Web Arte no Brasil (http://www.fabiofon.com/webartenobrasil) e co-organizador do site Artéria (http://www.arteria8.net).Site pessoal: http://www.fabiofon.com E-mail: fabiofon@hotmail.com