segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Estagiários Inc.

por
Márcia Denser* no Congresso em Foco

Resolvi invocar a Virgem Padroeira dos Estagiários Inc. que está no céu, na terra, em toda parte há muito tempo e o TEMPO TODO, de forma que os seres privilegiados portadores de emprego atualmente sofrem – além de todos os males, ameaças, sanções, proibições, reciclagens, flexibilizações, coações, efeitos parafuso, dominó, passaralhos, papagaios, perdas salariais, puxadas de tapete, puxassaquice pânica, pressões de cima para baixo, debaixo para cima & demais desgraças trabalhistas superpostas – dessa espécie de “assédio etário onipresente” nos locais de trabalho.

Então ocorrem umas abordagens mais ou menos assim: mocinha vem conversar com a gente no jardim-fumódromo apresentada pelo fulano do beltrano do sicrano, familiarmente e simpaticíssima vai dizendo ser de Peixes, primeiranista de Jornalismo na (segue sigla ou nome indecifrável), é faculdade nova, saca? dizendo estar disposta a nos ajudar em textos, transcrições, edições,“numa boa”, “sem remuneração”, “apenas para ganhar experiência”,inclusive se tivermos freelas até porque mora ali em frente, já perguntando nossos nomes, comentando que coincidência também descendo de italianos, mistura de índio com italiano, interessante, ficando íntima, anotando e-mails e telefones no celular, daí jogamos o cigarro, sorrimos, nos despedimos, troca de olhares enviesados, a mocinha vai embora, então suspiramos e após um curto silêncio sem palavras, acendemos outro cigarro só por desaforo.

Como “sem remuneração”, se é precisamente o Capital que anda entupindo empresas públicas e privadas com estagiários a partir de 12 anos, promovendo o referido Assédio Etário, uma das falanges dos exércitos de reserva de mais-valia, donde que os profissionais no exercício da profissão viraram ilhas cercadas de invasões por todos os lados, inclusive o de dentro, pois que nome darei a esta Sutil Intimidação Psicológica que do ponto de vista hipócrita do patrão não passa de Paranóia (nossa)?

Porque o Capital finge celebrar a juventude (nos fodendo por tabela) enquanto lhe nega qualquer futuro, carreira profissional, educação superior, porque a juventude só lhe é conveniente inculta, mal informada, burra, engolindo tudo o que lhe é enfiado pela mídia & pelo marketing, uma vez que o Capital delegou à mídia a função EPISTEMOLÓGICA.

Então, sem chance, brother, ou tu aprende tudo rapidinho e baratinho assistindo a tevê – aberta, claro, a todas as sapiências inimagináveis –, indo ao shopping, lendo Veja, Caras, Piauí, Estadão, colecionando os clássicos da Folha – mais cultural que isso, bro, só assinando a tevê a cabo – ou tu dança, tá ligado?

Infelizmente é preciso tempo e dinheiro – bons colégios e universidades, apoio físico, moral, afetivo de pais & mestres, etc. para o ser humano se tornar culto, inteligente, um profissional eficiente, isto é, produtivo num sentido absoluto, um cidadão de primeira classe, porque tempo é dinheiro, isto é, Capital.

Tá ligado?



PUBLICADO EM:22/09/2008

* A escritora paulistana Márcia Denser publicou, entre outros, Tango Fantasma (1977), O Animal dos Motéis (1981), Exercícios para o pecado (1984), Diana caçadora (1986), Toda Prosa (2002) e Caim (2006). Participou de várias antologias importantes no Brasil e no exterior. Organizou três delas - uma das quais, Contos eróticos femininos, editada na Alemanha. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é pesquisadora de literatura brasileira contemporânea, jornalista e publicitária.



CONVITE
Prefeitura da Cidade de São Paulo
Secretaria de Cultura
Centro Cultural São Paulo
convidam para

Diálogos - Formando leitores
com:
Marina Colasanti (escritora e jornalista)
mediação: Márcia Denser (escritora e curadora do projeto)

30 de setembro

Debate sobre a narratividade como alimento espiritual, da memória oral e escrita, da magia da leitura silenciosa e do livro como obra imperecível
.

Terça, das 19h30 às 21h30
Piso Flávio de Carvalho - entrada franca

Mais informações: www.centrocultural.sp.gov.br

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 -
CEP 01504-000
Paraís