segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Registro .net.br será liberado no dia 27 de outubro

do Terra
:: Da redação :: Convergência Digital :: 

A partir de 27 de outubro, o .net.br aceitará pedidos tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas.


Isso significa que todos poderão registrar um domínio sob o .net.br que se tornará um domínio "genérico" como já é hoje o .com.br. (desde 1 de maio de 2008, o registro de domínios .com.br aceita pedidos, tanto de pessoas físicas, como de pessoas jurídicas.).


Entretanto, o comitê gestor adotará um período de transição para assegurar o bom desempenho do .net.br. Durante um período de seis meses (internacionalmente conhecido como "sunrise period" - o "período de alvorada"), ou seja até março de 2010, em que o direito prévio de quem já tinha um domínio sob o .com.br possa ser preservado.

Assim, se já há o domínio com .com.br, é possivel, também, registrar, caso assim o queira, esse mesmo nome sob o .net.br. Essa proteção especial termina em 6 de outubro. A partir de 27 de outubro de 2009, o .net.br aceitará pedidos, tanto de pessoas físicas, como de pessoas jurídicas.



Isso significa que todos poderão registrar um domínio sob o .net.br que se tornará um domínio "genérico" como já é hoje o .com.br. (desde 1 de maio de 2008, o registro de domínios .com.br aceita pedidos, tanto de pessoas físicas, como de pessoas jurídicas.) Portanto, se há interesse em registrar o nome que usa no .com.br também no .net.br, é necessário fazê-lo utilizando-se desse período de proteção.


Entre 6 de outubro e 27 de outubro existirá um período de segurança, durante o qual o registro sob o .net.br ainda estará fechado para nomes pré-existentes no .com.br e que se destina à resolução de eventuais pendências que tenham surgido durante o período de reserva. A partir de 0h de 27 de outubro, o registro sob o .net.br estará aberto normalmente a todos.