quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Uso de wikis logo será prática nas empresas

no Webinsider
Se você conseguir colocar em prática na sua empresa o hábito de usar wikis para colaboraboração e construção de conhecimento compartilhado vai ganhar um prêmio. Veja exemplos e sugira os seus.
Por Iuri Brito
Caro amigo, quantas vezes você escreve? Pense. O quanto você lê e compartilha informações? Quantos posts, ideias e comentários você faz? Muitas vezes…
Imagine quanto conhecimento você multiplica e quantas vezes ele é útil para os outros. Este é o tema central - vamos falar de colaboração e como a colaboração ajuda no seu aprendizado, no desenvolvimento profissional e até apoia outros na empresa.
A regra principal é compartilhar conhecimentos.
Para iniciar, vamos antes falar de uma ferramenta muito comum no meio digital para esse fim. Você conhece um wiki?

O que é um wiki?

Em resumo, um (ou uma) wiki, palavra que em havaiano significa rápido, é um ambiente digital para registro de informações.
Originalmente foi concebido por Ward Cunningham com a propósito de um banco de dados online bem simplificado para se trabalhar. Um ambiente de fácil acesso para compartilhar informações. Entre os exemplos mais conhecidos, o destaque vai para a maior enciclopédia do mundo, a Wikipedia.
O wiki é um lugar onde as pessoas compartilham informações de forma colaborativa. Por isso também é chamado de what I know is (algo como “o que eu sei é o que vale”).
Agora vem o nosso desafio. Se um wiki é fácil e útil, como podemos fazer dele uma ferramenta de trabalho? Ou melhor, como podemos fazer um wiki que seja realmente útil para uma empresa?
Vamos pensar.  Mas antes, um exercício simples:
Pense em três bons exemplos onde o wiki poderia ajudar no seu trabalho.
Anote e depois confira os outros exemplos e veja se a sua ideia faz parte da lista.
Faça isso – pense nos exemplos, escreva se necessário e depois prossiga…

Exemplos de wiki como ferramenta para empresas

1. Wiki para gestão do conhecimento
Estamos falando de empresas, negócios, competitividade e lucro. O primeiro exemplo de uso tem como objetivo ganhar tempo. Imagine um wiki para organizar e gerenciar a produção intelectual e o  conhecimento coletivo da sua empresa.
Na prática significa substituir todos os manuais, procedimentos e descrição de produtos e normas por um ambiente que irá conter todas essas informações com fácil acesso, atualização e especialmente colaboração.
Vamos deixar para trás uma pilha de livros e manuais internos em troca de uma ferramenta para descrever e revisar práticas e procedimentos, sempre com foco em ganhar velocidade e eficiência.
2. Wiki para documentação
O segundo modelo refere-se a documentação de informação. Diferente do primeiro, se resume a detalhar e documentar todas as informações sobre desenvolvimento de produtos, softwares, ferramentas ou projetos. Ou seja, vamos utilizar o wiki para centralizar todas as informações e gerar uma fonte de aprendizagem e conhecimento.
Agora teremos no mesmo local todos as referências, erros e acertos, detalhes, adaptações e ações de desenvolvimento e evolução. Simples assim.
3. Wiki de aprendizagem e inovação
Na sua empresa tem listas de melhores práticas? Ou exemplos de outras empresas que podem ser discutidos e aplicados de forma semelhante?
Pois seria mais simples ter um wiki para registro e organização de boas práticas de gestão, catalogadas com métodos, pontos fortes e os desafios para serem implantadas, em um lugar onde todos da empresa possam acessar, contribuir e melhorar.
Incentive idéias e inovações, ou mesmo um banco de desafios e soluções. Certamente será uma grande ferramenta para aprendizagem, troca de experiências e inovação.  Um semelhante (apenas na ideia) é o da revistaWired.
4. Wiki para suporte e participação do cliente
Outro modelo prático é o uso como canal de apoio ao cliente. Em resumo, estamos falando de um canal de livre acesso para o desenvolvimento conjunto, onde o wiki serve como uma fonte de consulta para dúvidas, suporte, informação e colaboração de todos na melhoria dos produtos e serviços da empresa.
Imagine o ganho de tempo, novas ideias e alternativas de negócios oferecidos por esta solução, além do ganho em credibilidade e transparência para a empresa. Estamos falando do cliente não apenas comprar, mas também perguntar, responder e participar da evolução do negócio.
Um exemplo é o wiki da Locaweb.
5. Wiki para grupos de colaboração
O último modelo, meu preferido, é o uso do wiki como suporte a grupos de colaboração. Calma que é mais simples do que parece.
Estamos falando de um ambiente para unir pesquisadores e desenvolvedores, dentro e fora da empresa, com foco na troca de opiniões, experiências e aprendizagem coletiva. O resultado é simples - criação de novas ferramentas e base de apoio ao processo de decisão sobre produtos e mercado.
Em termos práticos é um wiki onde grupos de pessoas acessam para trocar suas experiências práticas, projetos e soluções para desafios pessoais ou mesmo da própria empresa.
Como exemplo, experimente o wiki do Facebook e imagine o uso na sua empresa.
Concluídos os 5 modelos, agora é sua vez.  Quais foram os seus 3 exemplos de aplicação?
Que tal comparar e comentar? Quais as suas adições aos exemplos atuais? Quais outros exemplos você imaginou?
Pense e acrescente a sua opinião ao artigo.
Uma última dica… altere o eu de suas frases, para o nós. Agora a sua ideia vai se tornar coletiva.
Seja bem-vindo à nova era do conhecimento. Bem-vindo a geração da colaboração. [Webinsider]
.
Acompanhe o  Webinsider no Twitter.

Sobre o autor

Iuri BritoIuri Brito (iuri@prumos.com.br) é publicitário, palestrante, especialista em planejamento digital, fundador da agência digital Prumos e o @GoUp no Twitter.