domingo, 30 de maio de 2010

INTERNET PARA VELHINHOS!

Guto Maia sobre Comunicação Online

Se não me falha a memória, escrevi algo a respeito há algum tempo, mas não me lembro onde guardei. Mas, dizia mais ou menos assim: "Se você tem mais de 50, e se considera um dinossauro, um dragão, um analfabeto digital, não se desespere, nem tudo está perdido. Se, seu filho o trata como um dinossauro, um dragão, sinta-se feliz, porque, na verdade, você não passa de uma largatixa!"

É absolutamente inadmissível que alguém ativo como você não domine o básico da comunicação online nos dias de hoje! Mesmo porque, a internet é didática e qualquer pessoa pode aprender solitariamente, como nos mais excitantes vícios solitários, se é que você me entende, e ainda se lembra como se faz isso.

Somos a geração mais privilegiada da Humanidade! Geração Ferrari: fomos de zero a cem em um segundo! Assistimos nesses 50 anos, o que o mundo levou milhões de anos para aperfeiçoar. Nunca o conhecimento e a informação evoluiram tanto e tão rapidamente. O filme das nossas vidas vai do mais puro non sense, até a mais alucinante aventura 3D. Antes da gente, parece que não havia nem sexo, nem drogas, nem rock'n roll (!) Ainda bem, que há várias gerações depois da gente tentando consertar o estrago que fizemos!

Há uma quantidade de gênios do pensamento, artes, ciência, música, literatura, esporte, e, principalmente, da comunicação, nossos contemporâneos, que podem ser adotados como referência. Antes, eles só surgiam de 100 em 100 anos! Isso, sem contar os gênios clássicos manjados de quando nem havia internet (e que tanto nos oprimiram!). Imagine, então, quantos virão pela frente nos próximos 5 anos?  Agora, é a hora! Senão, o futuro vai olhar pra você e perguntar: "Tá com medo? Por quê veio?"

A internet nada mais é do que a concretização do amor livre dos hippies, a democracia plena dos idealistas, a igualdade de classes, a liberdade amoral dos anarquistas, a transmutação dos alquimistas,  o impalpável dos esotéricos, a desmaterialização científica, o multiplicador de votos dos políticos, o improvável da ficção científica, a fantasia dos sonhadores, o anonimato dos voyers. Embora crie uma ética própria para cada trupe.

Nunca a imaginação atingiu os níveis inimaginávies de hoje. Golpistas e idiotas, acham que estão anônimos. Conseguimos o que queríamos! Agora, o que vamos fazer com tudo isso, são outros quinhentos. O mais criativo hoje em dia, não é mais só quem cria, mas quem sabe usar melhor o que foi criado. Quem atua, participa, repercute. Não adianta mais falar: "não é comigo!", "não estou nem aí!". O mundo cobra participação, engajamento, atitude proativa, socialização (pelo que os antroposóficos tanto lutaram). As redes sociais são o presente. O futuro vira presente e passado na velocidade de um trem-bala. Existe uma inteligêcia invisível que se move e pulsa, envolvendo a tudo que respira. Inteligência artificial.

Uma inteligencia artificial, porém, que é gerida pela inteligência humana. Isso dificilmente mudará nos próximos séculos. Gente se comunica com gente. Simples assim. Há séculos, um cara correu 40 quilômetros para dar um recado, e morreu. Hoje, quando teclo enter, alguém no Japão lê na hora. Isso é mágico! A solidão nunca esteve tão bem acompanhada!

Portanto, você não tem desculpa, mas tem saída.  Mãos e cérebro à ação. E, nem precisa levantar a bunda da cadeira!

(Nota do editor: Por falar em bunda, cadeira, no metrô de São Paulo tem um aviso assim:  

"Acento reservado para idosos acima de 60 anos..." 

Aí, eu penso: 

1. Existe idosos abaixo de 60?;
2. Acima dos 60, serei inexoravelmente obrigado a me considerar IDOSO?;
3. Não é o mesmo que dizer "acento para gestante grávida"?, ou, "acento para deficiente anormal"?, ou: "acento para pessoas portando crianças de colo nos braços"?
4. Acento para gordos com mais de 100 quilos.

Tomara que o Metrô tenha o bom senso de rever essa frase.)

Também, se nada acontecer, tudo bem. Estou apenas exercendo minhas prerrogativas de chatice da velhice senil.

Pedro e "O Peregrino a Caminho de Santiago de Compostela", 
estátua doada pelo governo da região espanhola de Castilla y León 
ao Parque da Juventude / SP.